quinta-feira, 17 de novembro de 2011

2ª oficina de áudio da Escola Municipal Jesus Bom Pastor



A 2ª oficina de áudio da Escola Municipal Jesus Bom Pastor, aconteceu no dia 01 de novembro de 2011, no CDC do município, Sob a direção do professor Antônio e três alunos do curso de comunicação da UESC: Karol, Patrício e Viviane.
         O público alvo da oficina foram os 18 alunos monitores, os quais estudam com o professor responsável pelo programa uca da escola: Wellington Silva Santos.
         A oficina iniciou-se com um pequeno atraso, por conta da falta de transportes para a locomoção dos mediadores.
         No primeiro momento o professor Antônio falou da importância do saber ouvir os sons de um ambiente, em seguida reproduziu alguns sons de: pessoas acordando, fazendo xixi, dormindo, galo cantando, barulho de chuva, etc.
Em seguida o professor Antonio, também contou para as crianças uma fábula intitulada: OS RATINHOS DESOBEDIENTES. A história retrata a vida de dois irmãos ratos que fugiram de casa à noite, pois tinham raiva quando a mãe os colocava para dormir. Mas a mamãe rata encontrou-os. Eles aprenderam que não deveriam desobedecer a sua mamãe.
 O próximo passo foi dividir os alunos em três grupos de seis componentes para criar uma história parecida com a dos “Ratinhos Desobedientes”. Karol, Patrício e Viviane, participaram como orientadores de cada grupo para nortear os trabalhos dos pequeninos. Todos se integraram e com a ajuda dos orientadores, criaram a reprodução da história, mais infelizmente por conta do tempo já ter se esgotado, as histórias não foram apresentadas no momento, ficando para o próximo encontro que acontecerá no dia 18 de novembro de 2011, (sexta feira).
Contarei mais sobre as oficinas no próximo encontro!

Wellington Silva Santos,
Professor/coordenador do uca na E.M.J.B.P
        

terça-feira, 15 de novembro de 2011

1ª oficina de áudio da Escola Municipal Jesus Bom Pastor



                                               


Aconteceu no dia 19/10/2011 a 1ª oficina de áudio da Escola Municipal Jesus Bom Pastor, ministrada pelos alunos do Curso de Comunicação da Uesc (Karol, Patricio e Viviane), e pelo professor Antônio, o encontro foi realizado no CDC do município de Barro Preto.
A oficina contou com a participação dos alunos monitores e 
também das formadoras do NTE 05 Gizélia, Maristela e Saionara e do professor Wellington que é o responsável pela turma de alunos monitores do Projeto UCA.
O primeiro momento foi à apresentação do professor Antonio e toda sua equipe, o qual interagiu bastante com os alunos. Em seguida Karol falou de linguagem e sonoplastia em rádio.


Como se faz para escutar rádio? A equipe narrou uma história com efeitos, ou seja, sonoplastia, utilizando instrumentos que fizeram com que os alunos identificassem os sons, Os alunos ficaram envolvidos e muitos empolgados e conduziram muito bem a história.


Em seguida, os alunos fizerem a criação de uma história com o áudio produzido por eles imitando as ações contidas na narração e utilizaram o laptop para digitar. Ao concluírem, narraram as histórias que por sinal ficaram bem criativas.
Vale ressaltar que acontecerão mais 03 oficinas, essa foi a 1ªoficina, em breve relataremos as outras...


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Creche pró infancia recebe preparação do terreno

CRECHE PRÓ INFÂNCIA RECEBE PREPARAÇÃO DO TERRENO
Com o investimento de R$ 620 mil, o novo centro de educação infantil municipal “Creche Escola Pró Infância” será construída num terreno de aproximadamente 3.500m², no bairro Luiz Borel. A equipe está finalizando o serviço de desmonte de uma pedreira que há anos ex-gestores tentaram sem sucesso realizar tal serviço.
Além disso, serviços de rebaixamento e nivelamento do terreno estão sendo realizados para dar continuidade à próxima etapa. De acordo com o Secretário de Administração, Eduardo Tavares, a fase de preparação do terreno deve terminar nos próximos quinze dias, quando a construtora dará inicio a 2ª fase do processo que é a construção da creche.
A nova creche acolherá cerca de 150 crianças, com isso, a questão da demanda por vagas nas creches no município deverá ser minimizada. “Para o ano de 2012, teremos esta unidade de ensino entregue à comunidade e a Prefeitura de Barro Preto, através da Secretaria de Educação, deverão abrir cerca de 70 novas vagas para a creche. Isso será possível graças à construção da nova e moderna unidade de ensino no município”, afirma Adriano Clementino, Prefeito Municipal.

Por Assesoria de comunicação
Fotos: Silvio Ferreira